Se quiser me escrever e solicitar algum material o Email é este aqui!

ministerioinfantilalebohrerferreira@hotmail.com

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

LEIA!!!


Crianças obedientes são bem sucedidas

Muitos pais têm impedido que suas crianças sejam abençoadas e bem sucedidas! Parece absurdo, pois os pais querem o melhor para seus filhos, mas muitos deles não sabem, ou não crêem, em um princípio bíblico que condiciona a benção de Deus sobre as crianças: a obediência aos pais. Desobediência aos pais é um assunto tão sério que no Antigo Testamento, dependendo da gravidade do caso, chegava a ter pena de morte, (Dt 21:18-21). Se pensarmos bem, hoje a morte é o fim daqueles que são rebeldes e obstinados, pois acabam se tornando devassos, se envolvem com bebedeiras, drogas, crimes e vão parar nas penitenciarias ou no corredor da morte. Alguns pais chegaram a inverter os valores e acham que estão fazendo mal a seus filhos ao exigirem obediência deles. Segundo o Dr Russell Shedd(1) “Muitos não consideram, hoje em dia, a infidelidade sexual ou a desobediência aos pais (Dt 22:18-21) como grandes crimes. O que Deus pensa desses pecados, porém, é refletido claramente no castigo prescrito no Antigo Testamento contra eles – a morte.” Os pais são representantes de Deus e devem conduzir os filhos no bom caminho, isso inclui, ensinar-lhes a serem obedientes, se falham nisso, impedem que as bênçãos de Deus venham sobre sua família: “Se vocês obedecerem a essas ordenanças, as guardarem e as cumprirem, então o Senhor, o seu Deus, manterá com vocês a aliança e a bondade que prometeu sob juramento aos seus antepassados. Ele os amará, os abençoará e fará com que vocês se multipliquem. Ele abençoará os seus filhos os frutos da sua terra.(…) Vocês serão mais abençoados do que qualquer outro povo!” (Dt 7:12-14). Que promessa ma-ra-vi-lho-sa! Como um assunto tão vital como a obediência aos pais está passando tão despercebido hoje em dia? Por causa da omissão e ganância dos adultos, esta geração está colhendo os frutos amargos deste erro, basta dar uma olhada no noticiário e nas pesquisas. Houve um aumento exorbitante no consumo de drogas, sexo, pedofilia, violência (doméstica) e toda forma de abusos na infância… isso é morte!
Depois de conversar com várias crianças sobre a questão da obediência, já ouvi muitas vezes o pedido: _Então, me ajude a obedecer! As crianças hoje clamam por limites, pois não dão conta sozinhas de se auto governarem, precisam de nossa ajuda.
Já foi comprovado que crianças criadas sem limites, crescem com auto-estima baixa, pois pensam que ninguém se importa com elas.
“O Dr. Stanley Coopersmith, professor de psicologia na Universidade da Califórnia, fez um estudo com 1.738 meninos pertencentes à classe média, e suas respectivas famílias, começando no período da pré-adolescência e acompanhando-os até a idade adulta. Depois de identificar aqueles que tinham maior auto-estima, ele comparou suas famílias  e as influências  recebidas na infância com aqueles que tinham menor senso de valor próprio. Ele encontrou 3 características importantes  que os distinguiam:
1) Os meninos com boa auto-estima eram claramente mais amados e apreciados no lar do que aqueles com baixa auto-estima. O amor de seus pais era profundo e genuíno, não apenas um monte de palavras vazias. Os meninos sabiam ser motivo de orgulho e interesse dos pais, o que aumentava seu senso de valor.
2) Os meninos que pertenciam ao grupo dos que tinham uma boa auto-estima vinham de lares onde os pais eram significativamente mais rigorosos em relação à disciplina.  Em contraste, os pais do grupo de baixa auto-estima haviam criado um sentimento de insegurança e dependência nos filhos devido a atitudes de maior permissividade. Seus filhos inclinavam-se a achar que as regras não eram reforçadas pela disciplina, porque ninguém se importava o suficiente para se envolver.
(“Se vocês são criados sem disciplina, então vocês são crianças ilegítimas e não filhos”). Além disso, descobriu-se que os jovens mais bem sucedidos e independentes durante o último período de estudos, vieram de lares que exigiam responsabilidade e prestação de contas com mais rigor. Desse modo, os laços familiares se fortaleceram. Nesses lares, disciplina e domínio próprio formavam um estilo de vida.
3) As famílias do grupo de boa auto-estima se caracterizavam também pela franqueza e espírito democrático. Uma vez que os limites de comportamento foram estabelecidos, havia liberdade para que as personalidades individuais pudessem crescer e se desenvolver. Os meninos tinham liberdade para se expressar, não temendo serem ridicularizados por isso, e a atmosfera predominante era marcada pela aceitação e segurança emocional.” (2)
Está em suas mãos a oportunidade de mudar, nem que for um detalhe, deste quadro, comece onde você está.
Comece com as crianças e famílias que estão perto de você. E então esta triste pintura vai começar a ser alterada. Precisamos ensinar as nossas crianças as bênçãos advindas da obediência: “Filhos, obedeçam a seus pais no Senhor, pois isso é justo. Honra teu pai e tua mãe, - este é o primeiro mandamento com promessa - para que tudo te corra bem e tenhas longa vida sobre a terra”.(Efésios 6:1-3). Ou seja, se quiser que as crianças sejam bem sucedidas nesta vida e tenham vida longa, ensine-as a obedecer e a honrar os seus pais, caso contrário serão mal sucedidos e terão vida curta. Para isso, os educadores e famílias têm que se preparar melhor, educar por princípios bíblicos, seguindo assim, as instruções de bom funcionamento daquele que nos criou. Dê mais ouvido à Palavra de Deus, e menos às suas emoções ou as idéias liberais, pois elas têm levado esta geração ao fracasso e até à morte.
Como ensinar os filhos a obedecer? Isso é assunto para longas conversas, cursos e livros, e temos muitos materiais bons. Então, busque ajuda, nas fontes certas, e você será um pai e uma mãe maravilhosos! A dica básica é: ame a Deus busque orientação e força DEle, ame seus filhos e dedique-se com todas as suas forças a essa missão gloriosa - liberar a benção de Deus sobre seus filhos.
Para Deus abençoar seus filhos depende de você: creia na promessa do Senhor, seja obediente à Sua Palavra e “não irritem seus filhos; antes criem-nos segundo a instrução e o conselho do Senhor”.(Efésios 6:4). Vamos mudar a sorte desta geração, para que tudo lhe corra bem e tenha vida longa sobre a terra.

Alexandra Guerra Castanheira. E-mailalexaguerra76@hotmail.com

* Pedagoga, escritora e ministrante de cursos para educadores.

(1)Bíblia Shedd. 2. ed. São PauloEdições Vida Nova, 1998Comentário de rodapé, pg. 283.
(2) Charles R. Swindoll. Família Forte. Ed Atos.

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...